sábado, 19 de abril de 2008

DellaMorte DellAmore

DellaMorte DellAmore
Pelo Amor e Pela Morte
(1994)

Itália/França/Alemanha

Francesco Dellamorte (Everett) é guarda do cemitério de uma pequena cidade algures, num momento indeterminado do tempo. Há um mistério naquele local que ninguém consegue explicar, mas que todos parecem aceitar com naturalidade: os mortos voltam à vida. São os ossos do ofício de Dellamorte, que se resigna a ter de tratar de filas de zombies que se dirigem à sua casa (no próprio cemitério) e levam um tiro no centro da cabeça.

O herói lamenta o seu destino, e julga-se amaldiçoado, a começar pelo seu nome que parece condicionar-lhe destino. Preferia chamar-se Francesco Dellamore. O seu ajudante (Lazaro) não é obeso por coincidência; é o seu Sancho Pança, companheiro numa cruzada em que os moinhos de vento são os mortos que se recusam a estar mortos.

«DellaMorte DellAmore» («Cemetery Man» para o mercado americano) baseia-se numa das mais famosas séries de banda desenhada italiana, Dylan Dog, "investigador de pesadelos". A série, da autoria de Tiziano Sclavi, é publicada há 10 anos consecutivos. Curiosamente, quando Sclavi foi perguntado como Dylan Dog deveria ser desenhado, ele respondeu "como Rupert Everett", o que limitou o casting para o filme. Felizmente Everett estava disponível e tem aqui uma grande performance enquanto actor. Há quem diga mesmo que é o único papel relevante na sua carreira.

A primeira secção do filme é uma pura comédia gore, fazendo lembrar «Evil Dead 2» (Everett até parece Bruce Campbell), mas a determinada altura a melancolia chega, com o surgimento de Anna Falchi, no papel de uma bela viúva. Que morre, mas volta... A actriz encarna duas outras personagens


Download


Nenhum comentário: